Redução de Custos com Energia Elétrica em Empresas - Eficiência Energética nos Processos Produtivos

Ter processos produtivos que consomem poucos insumos é um fator de rentabilidade e de sustentabilidade para as empresas. A eletricidade ganha especial atenção por ser insumo de processos intensivos em capital e por seus custos crescentes durante a transição energética em curso em todo o planeta. Este artigo explora os principais aspectos relacionados a estas questões e apresenta as soluções que a Jus Energy oferece.

Jus Energy - Consultoria em Energia

1. Otimização de Processos e Conscientização de Consumo

Realizar diagnóstico energético para a realização de intervenções pontuais e adequadas. Promover a modernização do maquinário, garantindo que estejam sempre em regimes produtivos otimizado, assegura que a energia seja utilizada da forma mais financeiramente eficiente. Além disso, a conscientização entre os colaboradores sobre práticas de consumo responsável é essencial para o sucesso de qualquer estratégia de eficiência energética.

Resultado

  • Redução de Desperdícios: Identificação das ineficiências para correção.

  • Desempenho: Melhoria na performance dos processos, com a redução do consumo de eletricidade.

  • Produtividade: Redução de falhas, decorrente da renovação do maquinário.

2. Investimento em Fontes de Energia Renováveis *

A utilização de fontes de energia renováveis é uma opção cada vez mais atrativa para empresas de diferentes portes e setores. Combinando diferentes fontes de energia, como solar ou eólica, as empresas podem reduzir sua dependência da rede elétrica tradicional, resultando em custos menores e maior resiliência energética. Além de reduzir os custos com energia, essa prática alinha-se às exigências de sustentabilidade corporativa..

Perspectivas

  • Economia: Redução contínua dos custos operacionais com energia, ao utilizar fontes alternativas.

  • Inovação: Posicionamento da empresa como líder em práticas sustentáveis. Diminuição na conta de energia ao utilizar fontes alternativas.

  • Sustentabilidade: Menor pegada de carbono e contribuição para o meio ambiente.

*em projetos financiados em CPs PEE o custeio de GD se limita aos clientes cativos das distribuidoras.

3. Migração para o Mercado Livre de Energia

O Mercado Livre de Energia permite que as empresas negociem diretamente com fornecedores, possibilitando a personalização dos contratos de acordo com suas necessidades específicas. Essa flexibilidade resulta em tarifas mais competitivas e, consequentemente, em economias significativas. E também é acompanhada da implementação de sistemas de gestão inteligente de energia e o monitoramento constante são fundamentais para identificar áreas de desperdício e otimizar o uso da energia.

Vantagens

  • Previsibilidade de Custos: Melhora no planejamento financeiro devido à previsibilidade das tarifas.

  • Atuação pró-ativa: Antecipação das variações de consumo com o monitoramento das medições em tempo real.

  • Flexibilidade Contratual: Negociação de condições específicas que atendem melhor às demandas da empresa.

Como a Jus Energy pode Ajudar

Realizamos um diagnóstico energético nas instalações, levantando equipamento por equipamento, suas característica técnicas e seu regime de uso. Todos estes dados são processados para se estabelecer o perfil ou grau de eficiência tanto individual quanto agregado dos processos e da instalação. Um relatório energético é apresentado ao cliente já com uma proposta de projeto de eficientização, para que aspectos pontuais sejam debatidos e validados pelo cliente.

São apresentadas as opções de financiamento do projeto, dentre as quais sempre se destacam as “CPs PEE – Chamadas Públicas do Programa de Eficiência Energética ANEEL” realizadas anualmente por todas as Concessionárias de Distribuição. Contexto em que as concessionárias passam a ser fiscalizadoras do trabalho do projeto em execução, com a vantagem de taxas muito atrativas (IPCA sem prêmio adicional).